terça-feira, 1 de março de 2011

6ª Reunião do EDUCAVALE e VII Encontro de Dirigentes de Cultura e Coordenadores de Pontos de Cultura do Vale do Jiquiriçá.



Foi realizada hoje (24/02), na cidade de Planaltino, a 6ª Reunião do Fórum de Secretários de Educação (EDUCAVALE), e VII Encontro de Dirigentes de Cultura e Coordenadores de Pontos de Cultura do Vale do Jiquiriçá. A abertura do encontro aconteceu de forma conjunta, e contou com as presenças de José Maria de Abreu (Superintendente da SUPEC/SEC/Bahia), Ana Rita Matos (Representante Territorial da SECULT/Bahia), Roberto Gondim (Diretor da DIREC 13), Edmar Vieira (Membro da associação dos Dirigentes de Cultura do Estado da Bahia - Adimcba), Edna Leal (Secretária do EDUCAVALE), Renê Silva (Coordenador Executivo do EDUCAVALE), Marcos Paiva (Representante dos Coordenadores do Programa Escola Ativa), Zeca Braga (Prefeito de Planaltino, Presidente da MERCOVALE e Membro da Diretoria da UPB) e Secretários de Educação e Dirigentes Culturais de 18 municípios do Vale do Jiquiriçá.
Após a solenidade de abertura, o grupo dos dirigentes de cultura se reuniram no Colégio Municipal Isaura Couto da Silva, onde discutiram o relatório das ações realizadas no território no ano de 2010, o qual havia sido entregue à Secult em dezembro. Em seguida foram debatidos tópicos apontados em encontros anteriores que ainda estavam pendentes, tais como a eleboração de um projeto através de uma entidade sem fins lucrativos sediada no território, para captação de recursos para a execução da I Feira Cultural do Vale do Jiquiriçá. Também decidiu-se a criação de um calendário cultural contemplando todos os municípios, a ser postado no blog www.valedojiquirica.blogspot.com. Foi feita uma explanação acerca da Adimcba, que criada inicialmente sob a forma de fórum, passou a ter personalidade jurídica de associação. Decidiu-se que a Adimcba dialogaria com governo estadual acerca da necessidade de políticas públicas de cultura, de maneira que a prática de editais passasse a ser um instrumento de fomento ao setor, e não o instrumento por excelência. Também foi discutida a questão da criação do CPF da Cultura (Conselho, Plano e Fundo) em todos os municípios, ficando o representante da Adimcba encarregado de apresentar uma planilha de custos para que os dirigentes busquem sensibilizar os gestores para a criação dos seus sistemas de cultura.
Já os Secretários Municipais de Educação, permaneceram reunidos no Clube Social Planaltinense, onde fizeram uma discussão a cerca do transporte de estudantes da rede estadual pelos municípios. Com a presença do Superintendente José Maria e do Presidente da MERCOVALE Zeca Braga, os secretários apresentaram os custos que os municípios estão tendo com o transporte de estudantes da rede estadual, e pontuaram a necessidade de buscar uma solução que minimize esse problema para os municípios. José Maria apresentou o programa de Intermediação Tecnológica do Estado para o Ensino Médio, como um dos caminhos para solucionar esta grande demanda. Foi solicitado pelos municípios que o Governo do Estado reveja para 2011 o aumento no repasse dos recursos para os municípios do Programa de Apoio ao Transporte Escolar.
Logo após, os secretários assistiram a apresentação do Programa de Formação Continuada Interdisciplinar de Leitura, do IFBaiano, feito pelo Professor Natan (Diretor do Instituto Federal de Santa Inês) e da Pró-reitora Jesusa Fidal (IFBaiano).
Dando continuidade, os Secretários discutiram a Eleição da UNDIME/Bahia que acontecerá em abril, aprovando a necessidade de articulação com secretários de educação de outros territórios, no sentido de construção de novas propostas para UNDIME, inclusive dialogando para a composição de uma chapa que incorpore bandeiras que represente os interesses de todos os municípios baianos.
O próximo encontro dos Secretários de Educação e Dirigentes Culturais, ficou marcado para 31 de março, na cidade de Lafaiete Coutinho.