sexta-feira, 11 de março de 2011

CARNAVAL 2011

Festa dos Mascarados em Maracás cresce a cada ano

Um grande exemplo de festa realizada pela sociedade civil é a Festa dos Mascarados, que acontece há alguns anos na cidade de Maracás. Coordenados por Leonardo e Ney e apoiado pela Prefeitura de Maracás e pelo comércio local, os grupos Gaviões da Fiel e Burrai contêm mais de 300 foliões de todas as idades, mascarados a caráter. Os grupos se uniram e estão formando uma associação de mascarados, a Burgávia (fusão dos dois nomes citados).

Parceria: neste ano o grupo confeccionou blusas para vender a fim de custear parte das despesas com a festa. Apesar do apoio recebido, os mascarados sempre entram com uma contrapartida significativa.

Início em fevereiro: os grupos começam a festa um mês antes, saindo sempre nos quatro domingos que antecedem a data oficial do carnaval. Assim, nos dias 13, 20 e 27 de fevereiro e 6 de março, os grupos se concentraram na Praça Maria da Paixão, seguindo, a partir daí, para as ruas da cidade.

A festa culminou no dia 8, com uma concentração em frente ao bar Quiosmengo, onde foi feita a escolha dos três mascarados mais bem caracterizados, os quais receberam troféus dos jurados. O vice-prefeito Paulo dos Anjos, o vereador Lauro e o Diretor de Cultura Edmar Vieira entregaram os troféus aos eleitos em 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.

Em seguida, fizeram um arrastão com aproximadamente 2 mil essoas acompanhando o minitrio, finalizando o percurso na Praça Rui Barbosa, próximo à Barraca do Marcelo, onde bandas embalaram os foliões até altas horas.

Os organizadores estão de parabéns e prometem que no ano de 2011, com a organização da entidade que estão criando, o evento seja ainda melhor.