sábado, 21 de maio de 2011

ADIMCBA

Diretoria Executiva da ADIMCBA se reúne em Paulo Afonso para discutir assuntos pertinentes à gestão da cultura nos municípios baianos


Nos dias 16 e 17 de maio de 2011 ocorreu uma reunião da Diretoria Executiva da Adimcba - Associação de Dirigentes de Cultura do Estado da Bahia, na cidade de Paulo Afonso. A entidade estava composta por 6 membros da Diretoria, os dirigentes de cultura da cidade de Ipirá (Normelita - Presidente), Cícero Dantas (Carlos Renildo - Vice-Presidente);,Maracás (Edmar Vieira - 1º Tesoureiro), Gandu (Ricardo Bonfim, 2º Tesoureiro);,Andaraí (Emílio Tapioca - Coordenador de Patrimônio) e Barreiras (Bosco Fernandes - Coordenador de Comunicação).
A dirigente de Cultura da Cidade de Paulo Afonso, Maria da Glória, anfitriã do encontro, recepcionou os colegas no Centro de Cultura Lindinalva Cabral, e, ao lado de sua equipe, deu total atenção aos companheiros. Além de Glória, a cidade de Paulo Afonso estava representada pelo seu Secretario de Turismo, Cultura e Esporte, Jânio Soares, o Coordenador de Cultura, poeta e historiador, João de Sousa Lima e o cantor e compositor Oscar Ferreira. Também esteve presente o Diretor de Cultura de Abaré, Fernando Ferreira.
A pauta da reunião definiu a data do V ENCONTRO DE DIRIGENTES DE CULTURA DO ESTADO DA BAHIA: 6 a 8 de julho de 2011. Tratou também do Plano de Trabalho da ADIMCBA para o ano de 2011, o qual sofreu algumas alterações e foi novamente encaminhado à Secult, a qual fará um repasse de 150 mil reais para a entidade.
A Presidente apresentou um exemplar do Caderno 7, publicação que trata da caminhada da entidade desde o ano de 2007. Também nesta reunião, ficaram indicados os nomes da Presidente e do Vice-Presidente para comporem o Conselho Estadual de Cultura.
Por fim, foi discutida a questão das conferências (municipais, estadual e nacional) de cultura do corrente ano.
Findada a reunião, os dirigentes foram acompanhados pelo guia turístico Edmilson à CHESF - Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, onde foi apresentada em minúcias toda a estrutura da usina e uma história que teve início no ano de 1913, quando Delmiro Gouveia Constrói Angiquinhos, a primeira usina a utilizar o potencial hídrico da Cachoeira de Paulo Afonso.
Marco artístico da história de Paulo Afonso, cidade que se formou em decorrência da instalação da CHESF, este monumento representa a eterna luta do homem (sucuri) com as forças da natureza (touro), sua ânsia de dominá-la.