quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Aula de campo na Cidade de Maracás
















O dia 10 de setembro nunca mais haverá de ser esquecido pelos alunos do Colégio Luiz Viana e da Escola Luiz Braga, da cidade de Jequié e do Povoado de Porto Alegre, em Maracás, respectivamente. Ambas as escolas levaram um grupo de professores e alunos para uma aula de campo na cidade de Maracás.
Na manhã daquele dia, foram recepcionados com um café da manha na Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). Em seguida, acompanhados pela Secretária de Educação, Edna Leal, o Diretor de Cultura, Edmar Vieira, o professor e historiador Clóvis Fonseca e o professor e regente da fanfarra Banmef, Alcérgio Couto (acompanhado de alunos do Colégio Normal Municipal de Maracás), foi iniciada uma aula de campo que começou na Rua 15 de Novembro. O professor Clovis conduziu as turmas, falando sobre a história da Rua 15 de Novembro, sua infância e a riqueza cultural que marcava aquela rua. Continuamos rumo à nascente do Rio Jiquiriçá, onde o professor falou da história da criação da “Fonte do Governo”, os “futricos no caminho da fonte”, a vegetação, a importância da fonte na formação da população da sede. Da nascente todos seguiram para o Parque dos Eucaliptos, onde conheceram a Secretaria de Agricultura e o projeto Flores de Maracás, seu funcionamento, integrantes, espécies de flores cultivadas, indicadores econômicos, etc. Ainda pelo período matutino, foi possível conhecer o bairro Jiquiriçá e a rua 13 de Maio, tradicional pela sua história e por ser uma área quilombola.
Após um almoço servido para todos na SEMEC, foram conduzidos ao Centro de Convivência, onde puderam vislumbrar, através de seu coordenador, Valpildes Barbosa, os trabalhos sociais ali realizados, dos quais pode-se destacar os bordados e artesanato do grupo de idosas conhecidas carinhosamente como “as meninas”, o grupo Tama Afro (percussão) a orquestra de flauta, além de informações sobre outros projetos em plena atividade. Em seguida, visitaram a Secretaria de Desenvolvimento Social, onde conheceram os programas e projetos realizados por aquela secretaria em benefício da comunidade mais necessitada.
O percurso seguinte foi rumo à sede da Ferbasa, na Fazenda Vale Aprazivel, onde um técnico informou sobre o processo de cultivo de eucalipto e respondeu a todas as questões dirigidas por professores e alunos.
Em retorno à Maracás, ainda houve tempo para conhecer o Ponto de Cultura Acordes do Jiquiriçá, onde foram apresentadas performances cênicas por estudantes do município e informações sobre o funcionamento do ponto cultural pelo regente da Filarmonica Malasés, Sivaldo Bastos.
À noite, foi a vez de conhecer o projeto Uma Prosa Sobre Versos, o qual contou com a escritora amazonense Astrid Cabral como poeta da noite, além de apresentações artísticas: na música, com Danilo Dourado e Alex, da cidade de Vitória da Conquista; na poesia, com o famoso Grupo Concriz, equipe formada por poetas e recitadores de poemas, que apresentou um belo recital com poemas da autora convidada. Ainda no evento, o grupo foi premiado pelo Banco do Nordeste, através do edital Microprojetos Culturais. O prêmio foi entregue pessoalmente pelo gerente da agência da cidade de Jequié, o Sr. Aries Barbosa.
Um momento muito marcante no evento foi a entrevista feita a Astrid Cabral, conduzida pelo poeta e curador do projeto, José Inácio Vieira de Melo. Muitas questões pertinentes, seguidas de questionamentos da platéia. A autora respondia com segurança e tranqüilidade, deixando evidente uma vida dedicada à literatura.
Como colocado no convite, foi realmente um momento maravilhoso, finalizado ao som de Danilo e Alex.
No dia seguinte, sábado, após o café, professores e alunos do colégio Luiz Viena (a outra turma retornou para Porto Alegre), continuaram a romaria, ainda guiados pelo experiente professor Clovis, memória viva de Maracás. Aas visitas foram direcionadas ao Estádio Municipal, à Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças e à Fazenda Contendas, onde se encontra o casarão onde viveu o lendário Coronel Marcionílio Souza.
Todos os presentes aproveitaram ao máximo aquele momento ímpar. No final da tarde, despediram-se de Maracás e retornaram para Jequié.

Texto desenvolvido por:

Nadoautodidata (Natural de Planaltino)
Obs.: Visita às atividades do dia 10 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Cultura da Cidade de Maracás - Bahia.