segunda-feira, 21 de março de 2011

LITERATURA

Projeto Uma Prosa Sobre Versos inicia a
edição 2011 em grande estilo


Com realização da Prefeitura Municipal de Maracás, através da SEMEC / Diretoria de Cultura, o Projeto Uma Prosa Sobre Versos é um movimento de resistência à cultura de massa.
Iniciado na última sexta-feira, 18, o evento recebeu o poeta Salgado Maranhão, maranhense radicado no Rio de Janeiro, autor de sete livros de poesia, letrista com parcerias com grandes ícones da MPB, a exemplo de Elba Ramalho, Zeca Baleiro, Ivan Lins e Paulinho da Viola.
A noite contou com um magnífico recital poético apresentado pelo Grupo Concriz, uma palestra do autor convidado e uma entrevista realizada pelo poeta e curador do projeto, José Inácio Vieira de Melo.
José Inácio Vieira de Melo entrevista Salgado Maranhão

Emocionado, Salgado Maranhão falou sobre o importante momento cultural por que passa o Brasil e elogiou o projeto e a atuação do grupo de recitadores, uma iniciativa muito escassa no país. Falou sobre sua vida, as situações adversas que enfrentou desde a infância e o contato com a escola já com quinze anos de idade.
"Na minha casa não havia livros, pois não tínhamos condição financeira para tal. Mas havia um quadro-negro para que a gente estudasse durante todo o tempo livre. Fui alfabetizado aos 15 anos e com 19 já escrevia para o proncipal jornal de Teresina". Foi desta maneira que o jovem poeta, ao chegar na cidade do Rio de Janeiro, nos anos 70, conseguiu aprovação em 6 vestibulares, optando pela PUC, onde cursou Comunicação Social.
Para este exemplo de história de sucesso, o poeta afirmou, convicto: "o maior capital que eu tive foi a vontade, a meta, o projeto de vida".
Grupo Concriz em uma de suas melhores performances

Descontente com a pouca participação de professres e alunos, o Diretor de Cultura, Edmar Vieira, argumenta que o projeto precisa muito de apoio das instituições de ensino. Um projeto que trata de literatura deve estar de mãos dadas com a escola, visto que um dos principais objetivos desta é o letramento do indivíduo, o que só é possível através do hábito da leitura e da confecção de textos. "Salvo as raras exceções, é preciso que professores saiam do discurso e partam para uma ação verdadeira de estímulo à leitura e à produção de textos. É preciso que os alunos dominem plenamente a maravilhosa competência de ler bem e escrever bem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Cultura da Cidade de Maracás - Bahia.