segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Conferências

Maracás realiza a III Conferência Municipal de Cultura

Com o objetivo de atualizar o Plano Municipal de Cultura e elaborar em consonância com a sociedade maracaense 5 projetos ligados a ações nele propostas, a conferência contou com participação do Conselho de Cultura, artistas e comunidade em geral

Prefeito Nelson Portela: "com a criação do nosso Sistema de Cultura, esperamos estar prontos para receber recursos diretos para uma melhor gestão da cultura em Maracás"

Realizada pela Prefeitura Municipal e pelo Conselho Municipal de Cultura no dia 7 de outubro de 2011, a III Conferência Municipal de Cultura ocorreu no Auditório Municipal de Maracás. O encontro democrático entre poder público e sociedade civil foi muito importante para a definição de projetos para atenderem o município nos anos de 2012 e 2013.
A recepção foi celebrada com música raiz com o Grupo Luzeiro, que apresentou uma pequena mostra de música que serão cantadas no projeto Violeirança, em novembro.

Grupo Luzeiro: músicas para recordar

Em seguida, componentes da mesa de abertura se pronunciaram sobre o tema: Valpildes Barbosa, membro do Conselho, ressaltou o potencial cultural de Maracás e a importância de desenvolver em conjunto com a sociedade os projetos da cultura. Edmar Vieira, Diretor de Cultura, fez um breve resumo dos resultados alcançados ao longo das conferências realizadas desde 2009. A Secretária de Educação falou da importância de convidar sempre a comunidade a participar da gestão pública, propondo ações e projetos. Por fim, o Prefeito de Maracás, Nelson Portela, discorreu sobre a sua preocupação em investir em ações culturais, mesmo com a precariedade de recursos nesta pasta.

Após os pronunciamentos, todos assistiram a um vídeo tratando do momento da construção do Plano de Cultura (outubro de 2010).
Em seguida foram lidos documentos referentes à conferência e Edmar Vieira apresentou a metodologia e convidou os participantes para que se dirigisse às salas onde seriam formados os grupos de trabalho.
Durante todo o dia, cada grupo trabalhou com um dos programas estratégicos do Plano e formulou um projeto que atendesse a uma ação ali proposta.

GTs discutem Plano de Cultura e sugerem projetos a serem executados pela prefeitura

Ao final da tarde foram apresentados 5 projetos contemplando diversidade cultural, expressões artísticas, patrimônio cultural, gestão cultural e desenvolvimento sustentável da cultura.
também foram eleitos os delegados titulares e suplentes para a etapa territorial, que ocorrerá em Amargosa, nos dias 20 e 21 do mesmo mês.
O encontro foi encerrado com som da banda Gita.


Zaurita (esq.) e Elza Aleluia (aniversariante do dia) cantam em latim para a alegria do público

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Cultura da Cidade de Maracás - Bahia.