domingo, 31 de outubro de 2010

Territórios Culturais

Diretoria Executiva do Forum de Dirigentes de Cultura da Bahia se reúne em Maracás

A gestão da cultura no estado da Bahia tem contado com importantes conquistas. Através das ações da Secult, promovendo encontros com gestores culturais de todo o estado e descentralizando os recursos geridos por aquela secretaria, houve o fortalecimento das relações entre municípios e territórios de identidade. Com isso surgiu o Forum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia, em 2007. Com um número sempre crescente de integrantes e com a necessidade de institucionalizar a iniciativa, foi criado, em 2010, a Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia – ADIMCBA, agora uma entidade jurídica.

Nos dias 26 e 27 de outubro de 2010 aconteceu uma reunião da Diretoria Executiva eleita para debater questões relacionadas a construção do Plano de Ação 2010 / 2012; construção de pauta para reunião com o Conselho Territorial, formado pelos 26 territórios de identidade; relato da experiência do município de Maracás com a criação do Plano Municipal de Cultura; discussão sobre estratégias para a elaboração dos Sistemas de Cultura de cada cidade; discussão sobre a importante parceria da Secult com a ADIMCBA; coleta de informações para a publicação sobre as ações realizadas pelo Forum e as experiências vivenciadas pelo Mercovale, uma associação de municípios do Vale do Jiquiriçá que tem sido importante instrumento de diálogo entre os gestores das cidades que compõem o território.

Estiveram presentes no encontro a predidente Normelita Oliveira Silva (Ipirá), o Vice-Presidente, Carlos Renildo (Cícero Dantas), o 1º Secretário Maurício Corso (Ilhéus), o 1º Tesoureiro, Edmar Vieira (Maracás), o 2º Tesoureiro, Ricardo Bonfim (Gandu), o Coordenador de Comunicação, Bosco Fernandes (Barreiras), o Coordenador de Patrimônio Emílio Tapioca (Andaraí) e a Coordenadora de Livro e Memória, Adriana Sturaro (Iapicuru). O encontro contou também com o apoio técnico do blogueiro “Nado Autodidata”, da cidade de Planaltino, responsável pela criação do blog do fórum (www.adimcba.blogspot.com).

Após os trabalhos, passearam por alguns pontos importantes da cidade: nascente do Rio Jiquiriçá, Parque dos Eucaliptos, Cooflor (Projeto Flores de Maracás), Cruzeiro, Ponto de Cultura, Auditório Municipal, etc. Em visita ao local onde está a imagem de Nossa Senhora Santana, analisaram a necessidade urgente de uma restauração da imagem construída pelo alemão João Bumge.

Um passeio pela cooperativa de produtores de flores

Imagem de Nossa Senhora Santana. Aguardando visita sinalizada pelo IPAC em 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Departamento de Cultura da Cidade de Maracás - Bahia.